Inter-Juventus gera forte controvérsia e levanta suspeitas em Itália

Está instalada uma nova polémica no futebol mundial, desta vez com epicentro em Itália. Tudo por conta da expulsão de Pierre Kalulu no embate entre Inter e Juventus (3-2), relativo à 25.ª jornada da Serie A, que decorreu na noite de sábado. O defesa francês viu dois cartões amarelos ainda na primeira parte e acabou por ver a cartolina vermelha, deixando os visitantes reduzidos a 10 unidades. No entanto, a decisão do árbitro Federico La Penna está a ser alvo de muita contestação e a imprensa italiana até já fala em “manipulação”, como é o caso do TuttoSport.
Tudo porque o segundo cartão amarelo foi motivado por uma simulação de Alessandro Bastoni, que fingiu ser atingido por Kalulu, sendo que as imagens não deixam dúvidas: não existiu contacto.
O árbitro decidiu prontamente expulsar o jogador da Juventus e os ânimos ficaram exaltados, mesmo depois do apito final.
Luciano Spalletti, treinador da Juventus, tentou confrontar o árbitro ainda no relvado e a confusão prolongou-se para a escadaria de acesso aos balneários, com Damien Comolli e Giorgio Chiellini, dirigentes do emblema de Turim, também envolvidos.
De resto, foi mesmo esta dupla da Juventus quem deu voz à insatisfação do clube, sendo que nem treinador nem jogadores compareceram nos respetivos compromissos com a imprensa em sinal de protesto com o sucedido.
“O que aconteceu esta noite é uma vergonha que jamais se poderá repetir. Já aconteceu repetidas vezes, e esta noite é o resumo do que temos visto durante toda a temporada. Isto acontecer diante dos olhos do mundo inteiro é simplesmente uma vergonha”, afirmou Comolli, na antena da Sky, citado pelo TuttoSport, prosseguindo com mais críticas.
“É difícil aceitar injustiças como essa. O que eu disse a Spalletti? Conversamos com o Luciano, ele está tão desiludido como nós. Não falei com os jogadores. Jogámos bem, mas concordo com o Giorgio: não devemos falar de futebol. É inaceitável, totalmente inaceitável”, exclamou o CEO da Juventus.
Chiellini também apontou o dedo ao árbitro e pediu outro tipo de comportamento por parte do VAR, lamentando que seja cada vez mais complicado falar de futebol.
“Não dá para falar de futebol. Está a ficar difícil falar. Algo inaceitável aconteceu esta noite, mais um episódio desde o início da temporada. Seja connosco ou com outros, a partir de amanhã o VAR provavelmente vai mudar, porque este erro, que arruinou um jogo como este, é inaceitável. Foi este o espetáculo que apresentámos ao mundo. Precisamos de mudar”, alertou o antigo jogador italiano que agora assume funções de diretor estratégico para o futebol da Juventus.
VAR em silêncio? Eis o motivo
O lance da expulsão cedo deu que falar, tendo em conta a teatralidade de Bastoni, e muitos questionaram o motivo do VAR não ter entrado em ação para travar uma ação que iria ser prejudicial à justiça do encontro. Ora, Daniele Chiffi não podia intervir por conta do protocolo: este tipo de lances não pode ser revisto pelo VAR.
Nesse sentido, Alessandro Del Piero, lenda da Juventus, também já reagiu a polémica, pedindo mais ponderação aos árbitros que parecem ter muita pressa em mostrar cartões aos jogadores.
“Não quero culpar o árbitro, mas hoje em dia marcamos falta para tudo e precisamos de uma visão mais ampla do que aconteceu. Quero estender a discussão para toda a questão da arbitragem. Eles deveriam demorar alguns segundos a mais antes de mostrar o cartão amarelo. Vejo estes árbitros a correr 25 metros com um cartão amarelo na mão… Agora que eles têm a ajuda do VAR, poderiam perder alguns segundos para repensar a decisão. Em certos momentos o árbitro deveria rever as jogadas na sua cabeça, avaliando o momento. Dez segundos a mais ajudariam muito na decisão”, apontou o antigo craque italiano que agora é comentador na Sky, em declarações que fazem correr muita tinta na imprensa.
Como ficam as contas da Serie A?
Com ou sem polémica à mistura, a verdade é que Inter cimentou a liderança, somando agora 61 pontos, mais oito do que o AC Milan, segundo classificado que ainda não foi a jogo nesta 25.ª ronda do campeonato.
Por seu turno, a Juventus continua no quinto lugar, fora da zona de acesso à Liga dos Campeões, com 46 pontos, e pode ver AS Roma, Napoli e AC Milan distanciarem-se.


